Para o pessoal que já esta como PR no Canadá, o que acham que é mais vantajoso ao se chegar ai e sair para procurar local para alugar.
Estou pensando em alugar un Airbnb por uns 2 meses e tentar desesperadamente procurar emprego neste meio tempo pois o aluguel do Airbnb sairia uns R$3.500 por mês, sendo que qualquer aluguel que estou vendo na região de Toronto e GTA sairia perto dos CAD 2.000 (ou seja, R$6.000). Então chegar e ja querer alugar algo sem emprego acho um pouco precipitado... Gostaria de esperar ganhar em CAD para gastar em CAD e guardar meus preciosos Reais para mobiliar a casa, eletronicos, eletrodomésticos, etc....
Detalhe, estou indo com esposa e uma filha de 1 ano e meio.
Procura a Van Sweet Home, eles tanto vão atrás de Airbnb quanto de aluguel. Eles priorizam imóveis em fim de contrato, o que normalmente significa conseguir locais a preços antigos. A comissão que cobram não é alta (se não me engano, $498 + HST), e uma colega conseguiu um 1Jr bdrm a $1190 em East York, e isso não foi há tanto tempo assim (agosto/2018). Dá uma consultada com eles.
Enfim... Não sou PR (yet), não vivo em Toronto ainda, mas pesquisei MUITO a respeito, inclusive com colegas que moram na região. Aluguel é uma loucura, mas sempre se pode encontrar um achado, seja batendo perna, seja recorrendo a um consultor honesto.
Quanto a emprego, o proof of funds serve exatamente pra isso - ter um colchão de segurança básico enquanto você começa sua nova vida canadense. Conseguir emprego não é rápido nem simples, mas realisticamente plausível SE você adotar a estratégia correta. Procure por BRIDGING PROGRAMS na sua área. São cursos curtos (3 meses a 1 ano), específicos pra PR newcomers. Além de te ajudar a adequar seu perfil profissional ao mercado canadense (ajustando currículo, criando cover letter etc), o curso também te conecta com o mercado local. E claro, te capacita pro mercado local na área de interesse. É um processo meio lento e que demanda paciência, mas que vai te dar resultado se você não se afobar.
Quanto ao dinheiro, se o problema é se proteger da flutuação cambial, usa o Remessa Online pra mandar valores maiores. Como eles cobram preço fixo (PTAX + margem), o custo deles fica menor que Transferwise pra valores de maior vulto. O dinheiro chega na conta em 48h úteis, então você pode chegar no dia 1 com alguns CADs em cash (não muito, eu mesmo vou levar $1600, só pra não morrer de fome mesmo haha), abrir a conta bancária no mesmo dia e fazer a remessa. Usa esse cupom aqui pra cortar o custo em 50% na primeira vez que usar o serviço: AC661.
Boa sorte na sua próxima etapa!