Não, fiz tudo por conta própria - embora tenha procurado inicialmente consultores pra saber detalhes sobre meu processo, que tem algumas peculiaridades.
Bem, prazos. Se sua documentação estiver redondinha e você tiver os documentos EXATAMENTE como a checklist de completeness do IRCC pede, sim, o processo deve terminar de 4 a 5 meses, embora alguns casos sem necessidade de revisão por um officer tenham demorado os 6 meses, ou até um pouco mais - por isso o alerta, a imigração ESTÁ levando mais tempo pra processar os pedidos no geral.
No entanto, se um de seus documentos for apontado pra revisão por um immigration officer, prepare-se pra esperar mais por um PPR. Ultimamente, não tem precisado de muito. Se a carta oficial do banco não explicitar liquidez dos fundos de investimento, por exemplo, dependendo do case analyst que olhar seu processo, isso basta pra seu processo ser apartado pra review.
Além disso, está evidente que o IRCC botou o pé no freio nesse fim de ano. Poucos PPRs nesses dias, e com as festas chegando, eu mesmo já dou por certo que as coisas só vão acelerar de novo no início de janeiro. Esperar sentado sem poder fazer nada é muito ruim, mas... paciência.
Você pode conferir os andamentos no Immitracker. Você vai perceber que, de uma forma geral, quase todos os brasileiros de julho em diante estão na fila - fora casos como o meu, onde os applicants estão aguardando algum tipo de revisão ou conferência no processo (o que é rotina, mas enfim, atrasa tudo). Isso basicamente significa que, a não ser que uma chuva de PPR aconteça até o início de janeiro, começaremos a ter brasileiros em massa além dos 6 meses estimados pelo IRCC...
Enfim, o Immitracker é uma amostragem e não reflete TODOS os brasileiros com PR em processamento, mas considerando que tem uns 250 casos em 2018 de 2 mil brasileiros que entraram pelo EE em 2017, 10% é uma amostra BEM robusta e serve de referência.
https://myimmitracker.com/en/ca/trackers/brazilian-e-apr-tracker
Enfim, boa sorte!