Bom dia, Wellington! Conheço sua dor, porque
ACABEI DE PASSAR POR ESSE INFERNO ASTRAL. Além da posição de liquidez, a carta da XP também não informa posição de endividamento (ou a ausência de), outra obrigatoriedade da carta. Em negrito, o que a carta da XP
NÃO inclui (fonte:
https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/immigrate-canada/express-entry/become-candidate/eligibility/proof-funds.html):
Funds must be readily available to you. For example, you can't use equity on real property as proof of settlement funds.
(...)
Letter(s) must:
- be printed on the financial institution’s letterhead
- include their contact information (address, telephone number and email address)
- include your name
- list outstanding debts such as credit card debts and loans
- include, for each current bank and investment account:
- account numbers
- the date each account was opened
- the current balance of each account
- the average balance for the past six months
Como meu processo é PNP e na primeira perna (OINP) a carta do banco
NÃO era obrigatória na etapa provincial, fiz algo semelhante à sua estratégia 1 (e aparentemente funcionou, porque recebi a nomination).
PORÉM, nos processos de Express Entry, a cartá
É obrigatória e
TEM QUE seguir o padrão determinado pela imigração, caso contrário, você terá que fazer LOE e fica na mão do officer que vai analisar seu caso. Como tem caso de gente que conseguiu ser aprovado, mas teve caso de gente que teve a aplicação devolvida como incompleta por causa do formato da carta, melhor não arriscar e adotar a estratégia 2. Fiz exatamente como você fez, só que pra uma conta do BB. O dinheiro não precisa estar em conta por 6 meses se você provar que ele teve origem lícita e não foi emprestado (no caso, estava aplicado em outro banco).
Só recomendo que você insista em pedir pra XP uma carta que informe pelo menos o saldo médio dos últimos 6 meses na conta. Eles fornecem
SIM a carta nesse formato (eu sei porque foi o que me enviaram - repetindo, depois de mais de duas semanas de insistência), e se te arrumarem dessa forma, você nem vai precisar das posições dos últimos 6 meses na XP, porque a carta já vai dizer que o saldo médio era acima do mínimo no Proof of Funds. Daí cabe a você ligar os pontos ao redigir a LOE. Recomendo usar um organizador de PDF como o Foxit (tem trial de 14 dias) pra fazer um índice linkado e com isso fazer referência aos documentos que você está apresentando. Isso organiza o seu trabalho e facilita a compreensão do officer.
Boa sorte!